Solicitação de 2ª Via de Diploma

2ª Via de Diploma de Graduação, Mestrado ou Doutorado

A solicitação de 2ª via de diploma de Graduação, Mestrado ou Doutorado deve ser realizada por meio do preenchimento deste formulário digital, com o envio dos documentos digitalizados listados a seguir.

O valor do serviço de Expedição e Registro de 2ª via ou demais vias de diploma de graduação e de pós-graduação, previsto pela  Resolução Normativa n° 19/CC/2017 da UFSC, é de R$ 150,00.

DOCUMENTOS OBRIGATÓRIOS:

Cédula de Identidade que contenha foto e naturalidade. (anexar a frente e o verso, separadamente);
Comprovante de Pagamento da Guia de Recolhimento da União – GRU . Ao gerar a guia, deve-se informar o CPF do titular do diploma. Acesse aqui as orientações para gerar a GRU.

DOCUMENTOS OPCIONAIS:

1a via do Diploma – caso tenha cópia digitalizada da via anterior;
Certidão de Nascimento ou Casamento – no caso de alteração de nome em relação à via anterior do diploma. Alterações em decorrência de casamento, divórcio, mudança de gênero e outros.

OBSERVAÇÕES:

• Só será dado encaminhamento aos pedidos com cópias de documentos legíveis.
  • O diploma é um documento único, com registro próprio, sem cópia disponível nos sistemas da Universidade. A única cópia possível é a autenticada em cartório, que deve ser providenciada pelo próprio graduado.
  • A expedição de uma nova via de diploma invalida a via anterior.
  • Alunos que se formaram pelo Convênio PEC-G, além dos documentos supracitados, precisam apresentar o comprovante de retirada da primeira via do diploma no país de origem.

RETIRADA DO DIPLOMA
:

Os diplomas levam até 120 dias para ficarem prontos, após protocolados.

A retirada dos diplomas de graduação deverá ser feita presencialmente no Departamento de Administração Escolar – DAE, localizado no prédio da Reitoria II.

A retirada dos diplomas de pós-graduação – mestrado e doutorado – deverá ser feita nas secretarias dos respectivos cursos.

O diploma só pode ser retirado pelo titular do documento ou por um procurador seu, por meio da apresentação de uma procuração simples e seu documento de identidade. A procuração simples dispensa o reconhecimento de firma em cartório.

Não serão aceitas cópias de procuração, nem envio de procuração por e-mail, devendo-se apresentar a via original do documento. O modelo de procuração pode ser obtido em Formulários Padrão .

A UFSC não faz envio de diplomas por correspondência (ex.: PAC, SEDEX, carta registrada, entre outros).

———————————————————————————————————————————————————————————————————–

Diplomas Digitais

A expedição de diplomas digitais é um projeto que está inciando na Universidade Federal de Santa Catarina.

Em março de 2019, a primeira turma a recebê-los foram os alunos formandos do curso de Direito e em abril de 2020, os formandos do curso de Medicina.

O projeto é para que ao longo do tempo todos os diplomas dos nossos formandos passem a ser neste formato.

Para os diplomas já expedidos, no formato em papel, ainda não há previsão para que sejam também emitidos em formato digital.

————————————————————————————————————————————————————————————————————

2ª Via de Certificado de Especialização

O setor responsável pelo recebimento de pedidos de 2ª via de Certificados de Especialização é a Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PROPG).

Para maiores informações e contatos, acesse a página: http://propg.ufsc.br/cec/solicitacao-de-segunda-via-de-certificados-de-especializacao.