Perguntas Frequentes

DOCUMENTOS ACADÊMICOS EXPEDIDOS PELO DAE

Quais documentos escolares são expedidos pelo DAE?

Diploma de graduação, mestrado e doutorado ; Certificado de Disciplina Isolada e de Aluno Ouvinte.

Como um ex-aluno da UFSC pode obter seu histórico escolar?

Os egressos formados podem obter seu histórico escolar com autenticação digital no Portal de Egressos – https://egressos.sistemas.ufsc.br, ou solicitar uma via por e-mail à coordenadoria do seu curso.

Já os históricos daqueles com situação de ‘desistência’ ou ‘abandono’ devem ser solicitados, por e-mail, às coordenadorias dos respectivos cursos.

Um terceiro pode solicitar ou retirar um histórico de graduação ou diploma de aluno ou ex-aluno?

A solicitação ou retirada de histórico de graduação ou de diploma pode ser feita por um procurador, mediante apresentação dos seguintes documentos: carteira de identidade, procuração simples e específica e cópia da carteira de identidade do aluno/ex-aluno autenticada em cartório.

Modelo de Procuração

Onde obter o plano de ensino das disciplinas?

Os Planos de Ensino (ou Programas) das Disciplinas devem ser obtidos junto à secretaria do curso ou ao Departamento de Ensino responsável pela disciplina.

A UFSC envia documentos escolares para instituição no exterior?

O DAE e a UFSC não fazem este serviço de envio de documentação.

Normalmente o procedimento é o seguinte:
1º) o (ex)aluno vai pessoalmente ao DAE, ou nomeia um procurador para fazê-lo (pode ser por meio de procuração simples que não precisar ser registrada em Cartório) e solicita o histórico;
2º) nós emitimos o histórico e o colocamos em um envelope timbrado com o símbolo da UFSC. Esse envelope será lacrado pelo DAE, e entregue ao (ex)aluno ou ao seu procurador;
3º) de posse do envelope, será de responsabilidade do (ex)aluno ou de seu procurador o envio do envelope para a outra instituição.

Como obter um Certificado de Disciplina Isolada ou de Aluno Ouvinte?

O certificado de disciplina isolada ou aluno ouvinte é concedido por e-mail – dicam.dae@contato.ufsc.br .

O DAE só consegue expedir este certificado depois que o Departamento tiver incluído a frequência (aluno ouvinte) ou frequência e nota (disciplina isolada) no CAGR.

Como confirmar a autenticidade de um diploma expedido pela UFSC?

Empresas, Conselhos Profissionais ou outras instituições, que precisem confirmar a autenticidade de um diploma, devem enviar a cópia do diploma ou os dados do(a) ex-aluno(a) descritos – nome completo, CPF, curso, número da matrícula e data de conclusão – para o seguinte e-mail:

– Diploma de Graduação: dierd.dae@contato.ufsc.br
– Diploma de Pós-Graduação (Mestrado ou Doutorado): dierdpos.dae@contato.ufsc.br

INGRESSO NA UFSC

Quais as formas de ingresso na graduação na UFSC?

As únicas formas de ingresso como aluno regular em um curso de graduação na UFSC, são por: concurso vestibular, processo seletivo SISU/UFSC ou através de edital de vagas remanescentes (Transferências e Retornos).

Um estrangeiro pode fazer vestibular da UFSC?

Pode. Para matricular-se, em caso de aprovação, precisará realizar a equivalência dos estudos de Ensino Médio em alguma das Secretarias Estaduais da Educação do país e ter visto de permanência para estudos no Brasil.

TRANSFERÊNCIAS E RETORNOS

 É possível ingressar na UFSC por meio de transferência de curso ou retorno?

Sim. Semestralmente a UFSC divulga um Edital das vagas disponíveis, chamado de Edital de Admissão por Transferências e Retornos, para atendimento de transferências e retornos, nos termos da Resolução 017/CUN/97 da UFSC, em data definida pelo Calendário Acadêmico (https://dae.ufsc.br/calendario-academico-de-graduacao).

Os últimos editais podem ser consultados na página  https://dae.ufsc.br/transferencias-e-retornos.

 Quais formas de ingresso são previstas no edital de Transferências e Retornos?

– Transferência Interna (mudança de turno, de habilitação do mesmo curso e troca de curso, troca de pólo/EaD ou modalidade/EaD/Presencial -Presencial/EaD, retorno de aluno abandono da UFSC);

– Transferência Externa (de instituições de ensino superior públicas ou privadas);

– Retorno Graduado (graduados na UFSC ou em outras instituições)

É possível a transferência externa para a UFSC de uma instituição do exterior?

Sim. Neste caso, além de cumprir os requisitos exigidos para a vaga de interesse. É necessário apresentar os documentos da graduação com o reconhecimento das assinaturas pelo apostilamento de Haya.

Se estrangeiro, é necessário ter visto de permanência válido para estudante.

ALTERAÇÃO DE NOME CIVIL

Para solicitar a alteração de nome civil no Controle Acadêmico da Graduação – CAGR, deve-se enviar ao e-mail dicam.dae@contato.ufsc.br os seguintes documentos: Certidão de Nascimento ou Casamento; Carteira de Identidade; e CPF.

Esta solicitação deve ser feita após a regularização do nome na Receita Federal. Sem este procedimento prévio, não é possível realizar a alteração em nosso sistema.