Perguntas Frequentes

DOCUMENTOS ACADÊMICOS EXPEDIDOS PELO DAE

Quais documentos escolares são expedidos pelo DAE?

Diploma de graduação, mestrado e doutorado ; Certificado de Disciplina Isolada e de Aluno Ouvinte.

Como um ex-aluno da UFSC pode obter seu histórico escolar?

Os egressos formados podem obter seu histórico escolar com autenticação digital no Portal de Egressos – https://egressos.sistemas.ufsc.br, ou solicitar uma via por e-mail à coordenadoria do seu curso.

Já os históricos daqueles com situação de ‘desistência’ ou ‘abandono’ devem ser solicitados, por e-mail, às coordenadorias dos respectivos cursos.

Um terceiro pode solicitar ou retirar um histórico de graduação ou diploma de aluno ou ex-aluno?

A solicitação ou retirada de histórico de graduação ou de diploma pode ser feita por um procurador, mediante apresentação dos seguintes documentos: carteira de identidade, procuração simples e específica e cópia da carteira de identidade do aluno/ex-aluno autenticada em cartório.

Modelo de Procuração

Onde obter o plano de ensino das disciplinas?

Os Planos de Ensino (ou Programas) das Disciplinas devem ser obtidos junto à secretaria do curso ou ao respectivo Departamento de Ensino.

A UFSC envia documentos escolares para instituição no exterior?

O DAE e a UFSC não fazem este serviço de envio de documentação.

Normalmente o procedimento é o seguinte:
1º) o (ex)aluno vai pessoalmente ao DAE, ou nomeia um procurador para fazê-lo (pode ser por meio de procuração simples que não precisar ser registrada em Cartório) e solicita o histórico;
2º) nós emitimos o histórico e o colocamos em um envelope timbrado com o símbolo da UFSC. Esse envelope será lacrado pelo DAE, e entregue ao (ex)aluno ou ao seu procurador;
3º) de posse do envelope, será de responsabilidade do (ex)aluno ou de seu procurador o envio do envelope para a outra instituição.

Como obter um Certificado de Disciplina Isolada ou de Aluno Ouvinte?

O certificado de disciplina isolada ou aluno ouvinte é concedido por e-mail – dicam.dae@contato.ufsc.br .

O DAE só consegue expedir este certificado depois que o Departamento tiver incluído a frequência (aluno ouvinte) ou frequência e nota (disciplina isolada) no CAGR.

INGRESSO NA UFSC

Quais as formas de ingresso na graduação na UFSC?

As únicas formas de ingresso como aluno regular em um curso de graduação na UFSC, são por: concurso vestibular, processo seletivo SISU/UFSC ou através de edital de vagas remanescentes (Transferências e Retornos).

Um estrangeiro pode fazer vestibular da UFSC?

Pode. Para matricular-se, em caso de aprovação, precisará realizar a equivalência dos estudos de Ensino Médio em alguma das Secretarias Estaduais da Educação do país e ter visto de permanência para estudos no Brasil.

TRANSFERÊNCIAS E RETORNOS

 É possível ingressar na UFSC por meio de transferência de curso ou retorno?

Sim. Semestralmente a UFSC divulga um Edital das vagas disponíveis, chamado de Edital de Admissão por Transferências e Retornos, para atendimento de transferências e retornos, nos termos da Resolução 017/CUN/97 da UFSC, em data definida pelo Calendário Acadêmico (https://dae.ufsc.br/calendario-academico-de-graduacao).

Os últimos editais podem ser consultados na página  https://dae.ufsc.br/transferencias-e-retornos.

 Quais formas de ingresso são previstas no edital de Transferências e Retornos?

– Transferência Interna (mudança de turno, de habilitação do mesmo curso e troca de curso, troca de pólo/EaD ou modalidade/EaD/Presencial -Presencial/EaD, retorno de aluno abandono da UFSC);

– Transferência Externa (de instituições de ensino superior públicas ou privadas);

– Retorno Graduado (graduados na UFSC ou em outras instituições)

É possível a transferência externa para a UFSC de uma instituição do exterior?

Sim. Neste caso, além de cumprir os requisitos exigidos para a vaga de interesse. É necessário apresentar os documentos da graduação com o reconhecimento das assinaturas pelo apostilamento de Haya.

Se estrangeiro, é necessário ter visto de permanência válido para estudante.